SEO On-Page x SEO Off-Page diferencias entre eles.

White ladders leaning on SEO written bull’s eye target on yellow wall. Horizontal composition with copy space. SEO concept.

SEO OnPage  SEO OffPage Entenda suas diferenças, estratégias e fatores de qualificação

O termo SEO significa Otimização de Mecanismos de Busca (em inglês, Search Engine Optimization), ou seja, o seu único e principal objetivo é fazer com que uma página da web esteja bem posicionada (em quesitos de ranqueamento), nos diversos motores de busca, dentre eles, o Google. Sendo assim, uma das finalidades de toda e qualquer empresa (que possua site ou blog), é encontrar meios e recursos eficazes que proporcionem aos seus usuários/clientes a melhor experiência, através de resultados contextualizados.

É importante ressaltar que estabelecer-se de forma autoritária e perspicaz na internet – que é considerado o futuro do mercado – é fundamental para realizar o acompanhamento e posicionamento do seu desempenho nesse tipo de relação.

Porém, os princípios dos mecanismos de busca, se atualizam de forma constante, isto é, uma série de fatores precisam ser seguidos e cumpridos rigorosamente, para que a satisfação dos usuários seja concretizada e consistente.

Para que essa ferramenta seja bem investida e executada, existem profissionais de SEO que são aptos e especializados em trazer mais qualidade, relevância e destaque para sites, mediante conteúdos interessantes, ajudando-o a se posicionar entre os melhores do segmento e se firmando no topo das buscas.

O SEO, é dividido em duas categorias:

SEO On Page

Resumidamente, o SEO On Page, é o que torna um site visível nos mecanismos de buscas, ou seja, medidas eficientes precisam ser levadas em consideração na parte interna de um site, para melhorar a sua posição nas pesquisas.

Aspectos essenciais para o SEO On Page

O título da página, mais conhecido como Meta Title, precisa ser chamativo e atraente, pois ele é o principal elemento da otimização, já que é o primeiro ponto para a chamada e atenção do leitor. Vale salientar que é crucial criar e estabelecer uma relação direta com o conteúdo em si, como utilizar palavras-chave (principalmente no início) e elaborar uma meta title que tenha entre 40 e 60 caracteres.

URL

Denominado como “endereço de web”, ele especifica a localização de uma página na internet. Com essa técnica, também é possível recuperar um recursos conhecido como “protocolo”, onde os mais usados, são HTTP, HTTPS ou FTP.

Juntamente com o título principal, a URL, é uma das particularidades de extrema importância, pois os mecanismos de busca, conseguem rastrear de forma imediata e instantânea, a fim de determinar a localização e posição adequado do seu site ou conteúdo.

Meta Description (ou Meta Descrição)

Este seria o subtítulo de um texto, em outras palavras, ele fornece uma prévia do conteúdo em si. É indicado fazer aqui, uma chamada de ação para os leitores, além de informações verdadeiras e coerentes, associar palavras-chave que estejam bem ranqueadas.

Imagens

Sem dúvidas, é muito mais envolvente quando uma postagem possui imagens ilustrativas, pois elas geram indicadores de progresso positivo, tornando o conteúdo mais intrínseco para os usuários.

Headings e SubHeadings

Relacionados a marcação de títulos e subtítulos, sempre quando são introduzidos e vinculados, passam por uma espécie de análise nos mecanismos de pesquisa, podendo aumentar significativamente o seu ranqueamento.

Dentro da estrutura do texto, os headings devem ser formatados em níveis hierárquicos. Essas formatações se limitam em uma escala de 1 a 6, ou seja: H1, H2, H3, H4, H5 e H6.

É válido destacar que é muito importante ter apenas um H1 por página.

Links Internos

Por possuírem grande credibilidade, eles aprimorar a navegação do leitor, oferendo possibilidades de visitar diversas páginas ao mesmo tempo. Um conteúdo completo, com referências externas, geram mais confiança e segurança.

Conteúdo

É possível destacar alguns aspectos importantes e relevantes:

  • Escaneabilidade das informações
  • Volume do conteúdo
  • Palavras-chave
  • Qualidade do conteúdo
  • Transparência
  • Autoridade
  • Credibilidade
  • Bom senso

Sitemap

Caracterizado como um mapa do site, essa ferramenta auxilia os dispositivos de pesquisa a identificar de forma momentânea todas as páginas, onde consequentemente, se torna mais fácil a sua indexação e classificação na internet.

Pontos essenciais para o SEO Off Page

Está diretamente relacionado a recursos que estão “fora de uma página na web”, é um site que não está muito em destaque.

Texto Âncora

Assim como no SEO On Page, os links se fazem necessários e no SEO Off Page, não é diferente, já que toda linkagem pode e deve vir de fora para dentro, estando o texto associado a cada link.

Confiabilidade

A qualidade dos links, é verificada e avaliada pelos mecanismos de busca, isto é, o seu intuito é assegurar de forma convincente o quão confiável é o site de onde o link foi retirado.

Diversidade

Há algum tempo, o Google determinava a quantidade ideal e exigida de backlinks (um procedimento que evidenciava de fato a qualidade de um determinado site), isso significa que, não basta ter apenas um link direcionando para um site, mas sim vinte sites direcionados para o mesmo link, o que promove credibilidade.

Notoriedade

Assim como os outros aspectos que também são muito importantes, a popularidade é vista como “algo merecido”, ou seja, além da quantidade (que precisa ser levado em consideração), outros critérios são avaliados (se certificar de que tudo não se trata de Black Hat). Atualmente, essas vertentes se fazem ainda mais necessárias e fundamentais, pois existem leis de proteção de dados que são mais rígidas, tanto no Brasil como no exterior.

Citações

Todos os motores de busca, principalmente o Google, realizam um ranqueamento de um site não somente através de links, mas sim por menções.

Conclusão

Após a leitura deste artigos, é certamente comprovado e assegurado que trabalhar com o SEO On e Off Page, é o melhor método se manter assiduamente entre as primeiras posições nas buscas orgânicas através da Otimização de Site SEO.

Decerto que haverá casos em que a concorrência exigirá muito mais do que postar com frequência conteúdos, por este motivo, tentar aplicar todos os elementos da otimização, com certeza, desfrutará de vantagens e bons resultados.