Processo de Criação de Sites

Como é o processo de criação de um site e qual a sua importância?

Hoje em dia, principalmente para as pequenas empresas, possuir um site é um recurso fundamental para quem pretende ser reconhecido no mercado, ou seja, é através dele que é possível expor produtos e/ou serviços, atrair e reter mais clientes e contribuir de forma significativa para o seu negócio.

Com a grande expansão e potência que o Marketing Digital está conquistando, criar um site é algo que proporciona uma relação com o cliente e também de lhe oferecer várias possibilidades de efetuar compras e se tornar conhecedor da sua empresa.

Diante disso, não basta apenas criar um site e querer que o retorno seja de uma hora para outra, é preciso ter conhecimento e técnicas para estruturar e desenvolver um site que seja responsivo, ou seja, aquele que é otimizado e disponibilizado para todos os meios de navegação na internet e que possua um layout atrativo.

Como é o processo de criação de um site?

Criação de Site é simples, em algumas plataformas digitais, é possível fazer em até 15 minutos. O primeiro passo é registrar um domínio junto ao Registro.br (www.registro.br), em seguida, é preciso contratar um serviço de hospedagem.

Após essas duas etapas, se inicia o processo de montagem do site. É importante que haja um planejamento de produção e ideias, se o principal intuito é obter resultados positivos, afinal, ter um site é uma ação estratégica de marketing.

Etapas do desenvolvimento

Ao projetar um site, é preciso estar atento não somente no layout e na codificação, mas também nos conteúdos que serão escritos, para que a sua página tenha um bom posicionamento em todos os buscadores da internet.

Briefing de conteúdo

Uma das partes mais importantes de um site, é o conteúdo textual nele inserido, ou seja, precisa ser informativo e atraente para que o ranqueamento na web seja o melhor. É essencial pensar não somente na quantidade, mas sim na qualidade, pois os mecanismos de busca costumam levar em consideração elementos relevantes, como:

  • Acessos
  • Relevância
  • Público-alvo

Ao escrever e publicar textos, cuidado com o tamanho, geralmente, publicações muito extensas, parágrafos longos e sem imagens, não costumam chamar a atenção.

Dica: Escrever os conteúdos no formato de tópicos, otimiza a leitura do usuário.

Vídeos

Não é só de textos e artigos que um site sobrevive, os vídeos podem ser ótimos para maximização e maior entendimento dos visitantes, ou seja, fazem com que aumente o tráfego em sites de busca.

Imagens

As imagens são grandes aliados, que podem ser utilizados como templates e que possam contribuir positivamente com os textos, propiciando uma boa apresentação visual, fazendo com que os usuários permaneçam por mais tempo no site.

SEO

A melhor opção de escolha ao se criar um site, é contratar um especialista que possua conhecimento em estratégias de SEO, design, programação e planejamento de conteúdo. Além de experientes e atualizados, eles sabem o que um site precisa ter para se alcançar objetivos/metas.

Por que investir em um site?

  • Credibilidade e segurança – Um site é uma ótima ferramenta estratégica que gera oportunidades de demonstrar para o cliente, quem é a sua empresa e o que ela faz.
  • Marketing eficiente – É através do Marketing digital, que é possível alcançar mais pessoas e melhores resultados
  • Autoridade no mercado – A empresa terá mais recursos para promover o seu produto/serviço
  • Relacionamento com o público – Publicar textos, posts ou materiais ricos que coincidem com os problemas enfrentados pelos internautas, faz com que se crie uma relação empresa-consumidor

Em vista do que foi elucidado, fica evidenciado que um site é um método necessário que presta auxílio em vários aspectos, como ser facilmente encontrado na internet, expansão do negócio, venda de produtos e/ou serviços e se relacionar com o público.

Conteúdo Exclusivo