O que significa a sigla HTTPS

O que significa a sigla HTTPS e qual a sua importância na segurança de um site.

Ao navegar pela internet, você irá se deparar com sites que iniciam com as siglas “HTTP” ou “HTTPS”, mas o que elas significam afinal?

É muito importante ter o conhecimento dessas especificações em determinadas páginas da web, para se certificar se é segura ou não, ou seja, ao compreender o seu significado, será mais fácil se proteger.

HTTP

É um protocolo que permite o seu computador trocar várias informações com um servidor que abriga um site. No entanto, ao se conectar com esse protocolo, os computadores passam a receber e enviar todo tipo de conteúdo textual (códigos que resultam na página acessada através do navegador).

Uma divergência que pode ocorrer com esse protocolo, está relacionada com as redes de Wi-Fi e outras conexões, que são mais suscetíveis a hackers e fraudes, ocasionada por pessoas de má-fé que podem roubar dados com grande facilidade. Ou seja, uma conexão em HTTP é insegura.

HTTPS

A função dessa conexão, é inserir uma camada de proteção ligada diretamente na transmissão de dados entre o computador e o servidor.

Em todos os sites que possuem o endereço HTTPS, dispõe de uma comunicação altamente criptografada, aumentando de forma significativa a segurança dos dados.

Em resumo, é como se houvesse a mesma linguagem entre cliente-servidor, onde ambas as partes se entendem, ocasionando assim, na dificuldade na interceptação das informações.

Para de fato se certificar se um site contém criptografia, basta verificar a barra de endereços, onde estarão as letras HTTPS e um símbolo de cadeado que significa “segurança”.

Como proteger um site com HTTPS?

Por não estar presente em todos os lugares, o HTTPS, é o mais seguro. Em muitos casos, é preciso que os usuários esperem que os sites prestem o suporte necessário para que esse tipo de conexão desfrute da sua codificação.

Podemos usar o Facebook como exemplo, onde é incluído a conexão via HTTPS, mas seguindo padrões da própria plataforma, os usuários acessam a rede social via HTTP, o que pode ser alterado através das configurações.

É importante salientar que, qualquer serviço ou plataforma online que seja necessário digitar uma senha para logar, ou até mesmo colocar dados de cartão de crédito, a conexão precisa ser via HTTPS.

É por esse motivo, que os bancos utilizam somente esse protocolo para garantir a privacidade dos dados que são fornecidos pelos clientes.

Principais vantagens

Integridade

Todos os dados não podem ser modificados ou corrompidos

Criptografia

Dados criptografados conseguem impedir que roubem informações concedidas pelos usuários.

Autenticação

Esse protocolo totalmente seguro, protege contra possíveis ataques, onde o hacker tenta se comunicar e interceptar dados e mensagens enviadas pelos usuários e roubar sua identidade.

Precauções

Mesmo tendo conhecimento sobre navegação segura, prefira navegar sempre em uma conexão protegida e fique atento às tentativas de fraude.

Nos casos de Pushing, eles conseguem levar os usuários para sites que de fato possuam HTTPS, mas na realidade, é uma página errada, onde se cria uma conexão que pareça segura entre você e um servidor falso.

Conteúdo exclusivo.