O que é Otimização de Sites?

SEO, Search Engine Optimization for website to show in search result page concept, professional people holding magnifying glass, mouse pointer or using laptop sit on analytics graph on the word SEO.

SEO (Otimização de Mecanismos de Busca), é determinado como um conjunto de fórmulas estratégicas com possuem como principal propósito fortalecer e potencializar o posicionamento de um site (de forma orgânica), nos resultados em motores de pesquisa, onde a princípio se conquista visitantes e consequentemente transformá-los em conversões (leads).

O SEO, é um procedimento de Otimização de Sites que é atualizado de forma recorrente e periódica, sempre em concordância e atualização do mercado, juntamente com algoritmos do Google, que buscam não somente posicionar um site entre os melhores, mas também na ampliação da procura e de acessos nele, mediante conteúdos e postagens interessantes, relevantes, de qualidade e otimizados.

Principais pilares do SEO

Importância

É importante a preferência de temas que sejam de interesse do seu público e fornecer soluções para aquilo que ele esteja buscando.

Conteúdo

Elaborar e produzir conteúdos ricos e de valor, que solucionem dúvidas e questões que o usuário tenha.

Reputação

Se tornar uma autoridade e referência para os usuários e mecanismos de busca.

De que forma o SEO pode realmente ajudar?

Após iniciar o processo de otimização de um site, é possível perceber a melhora significativa com relação ao ranqueamento das palavras-chave do seu empreendimento e analisar se estão em concordância com a quantidade de cliques que ele vai receber, além de propiciar maior visibilidade para a sua marca e conversões de leads, posteriormente.

Quais são as vantagens em otimizar um site?

  • Produção de conteúdo de qualidade, rico e atraente para o cliente (aqui, se faz fundamental a experiência do usuário);
  • Mensuração de possibilidades expansivas;
  • Oportunidade de criação de metas e objetivos para o seu negócio;
  • Sites otimizados ficam ainda mais leves e com fácil acessibilidade móvel, minimizando a rejeição do site;
  • É o recursos mais eficaz e econômico de atingir clientes em potencial;
  • 97% dos brasileiros usam o Google como única ferramenta de busca/pesquisa;
  • Aproximadamente 94% das pessoas, realizam uma busca na internet antes de realizar uma compra;

Em quanto tempo se tem retorno?

Em qualquer situação, o SEO é uma técnica medida de médio a longo prazo. É indicado que tais estratégias sejam estudadas, planejadas e executadas entre 6 e 12 meses, assim como a avaliação dos resultados.

Quais são as melhores táticas de SEO para otimização e crescimento orgânico?

  • Títulos e Meta Description
  • Alt Tag (para imagens)
  • Landing Pages
  • Site responsivo e otimizado
  • Monitoramento da estrutura do site
  • Linkagem interna (para páginas de outros sites)

Conclusão

Para aplicar todas as estratégias de SEO, é preciso ter habilidades e conhecimentos específicos, ou seja, quando bem pensados e implementados, o site se torna mais autoritário e reconhecido, já que a sua função é transformá-lo relevante perante o Google e seus usuários.

Quando estruturados e executados de forma efetiva, os resultados são: crescimento no número de conversões, aumento no faturamento, redução de custos, tráfego de qualidade, reputação e melhora no posicionamento.

Assuntos Relacionados a Otimização de Sites.

 

Antes de tudo, é preciso entender o significado de Otimizar. Segundo o dicionário online, otimizar é = “criar condições mais favoráveis para algo”; “tirar o melhor partido de alguma coisa”.

Pois bem, em Marketing Digital, existe um termo que especifica unicamente a otimização (no caso, de um site), denominada como SEO (Otimização para Mecanismos de Busca, que basicamente, consiste em incorporar técnicas estratégicas para aumentar de forma significativa a quantidade de acessos de um site ou blog. Ou seja, o uso de tais métodos, melhoram o posicionamento dos resultados nos mecanismos de pesquisa.

Como o SEO funciona?

De maneira substancial, o SEO é uma ferramenta que tem como finalidade realizar alterações na presença online de uma empresa, a fim de torná-lo mais cativante para os mecanismos de busca.

De que forma o Google determina a importância de uma página?

O Google possui um algoritmo que verifica de maneira completa a relevância de um site, classificando os conteúdos que são de qualidade, devolvendo em uma certa ordem, as primeiras posições da busca.

Entre os principais fatores de conseguir uma boa classificação no ranqueamento, estão: quantidade e análise de palavras-chave, determinação de páginas úteis, interpretação de texto e retorno de buscas das pesquisas na internet.

Mas como o SEO pode realmente ajudar um site?

Assim como tudo o que envolve aperfeiçoamento e potencialização – o que são um procedimentos amplos e complexos -, com a elaboração e definição de objetivos claros e alcançáveis, por meio do SEO, é possível perceber logo nos primeiros 6 meses, uma melhora no quesito posicionamento de palavras-chave, que devem estar em concordância com a quantidade de acessos que o site passará a ter.

O que é um site otimizado e quais são as suas características?

Sites otimizados, favorecem diretamente em uma boa posição no Google, isto é, contribuem e proporcionam navegabilidade e promovem ao usuário, exatamente aquilo que ele procura para solucionar os seus problemas.

Conteúdo

O principal objetivo de um site otimizado, é converter visitantes em clientes, por isso, o conteúdo deve ser poderoso. É necessários que sejam criados conteúdos ricos, relevantes, claros, transparentes e de qualidade, que ofereça informações concretas e verdadeiras, já que serão utilizados para solucionar o problema de quem buscou por sua empresa, produto e/ou serviço.

Escaneabilidade

É importante que um site sempre facilite a leitura do usuário. Usar de forma sucinta elementos como: botões, textos, imagens e logos, que possuam cores harmoniosas e condizentes com a temática abordada nos conteúdos, é imprescindível.

Navegabilidade

Referente à navegação no site, é interessante deixar em destaque botões que sejam úteis, links e a disponibilização de um menu (onde disponha de todos os itens primordiais e que sejam indispensáveis ao leitor).

Facilidade na comunicação

Uma característica que não podem faltar em nenhum site, são as formas de contato entre empresa e cliente. É conveniente disponibilizar um número de telefone, e-mail, chat e links para formulários (caso achar relevante).

Evite colocar e solicitar demasiadas informações aos clientes, já que, excesso de dados (muitas vezes desnecessários), fazem com que o visitante perca a vontade de entrar em contato.

SEO

É essencial o uso do SEO, pois é através de técnicas estratégicas que o Google ajuda um site a se classificar entre os melhores nas pesquisas. Para o processo tenha êxito, é fundamental estudar palavras-chave que tenham foco nos clientes, facilitando assim suas buscas na internet.

Mobile, Layout

Os sites mobile, são produzidos unicamente para adequação em tablets e em celular, como smartphones, já que, a grande maioria dos cliques em projetos de web, são recebidos por meio destes dispositivos móveis.

O layout de um site, precisa ser responsivo, moderno e multifuncional. É comprovado que, um site organizado e atraente consegue reter mais clientes, visto que, uma página com tais características é mais rápido, navegável e eficiente.

Benefícios de um site otimizado

Redução de custos

Para se ter um site otimizado, é possível contratar agências especializadas em SEO, que oferecem pacotes mensais de taxas de manutenção – não muito altas -, que são acessíveis.

Navegabilidade

Um site aprimorado com o SEO, contribui de forma significativa para a navegação do visitante, transformando-o em lead automaticamente, transportando o mesmo (sem que seja percebido), a uma trajetória de compra (conhecido também como funil), até o seu destino final, no caso, adquirir o produto ou serviço.

Divulgação

Um plano bem arquitetado e estruturado, de mobile, layout e redes sociais, fornece uma maior contribuição e autoridade para a marca, contribuindo em visualizações e compartilhamentos, tornando o site mais visitado e reconhecido.

Principais extensões da Otimização de sites

  • SEO On Page
  • SEO Off Page
  • SEO Local
  • SEO Técnico
  • Palavras-chave
  • Linking Building
  • Criação de Conteúdo
  • (CRO) Otimização de Conversão